22.3.06

Pingos de saudade


Incrível como a chuva, mesmo bonita, tem a capacidade de me deixar bem melancólica às vezes. E isso acontece, já pude perceber, por conta de lembranças da minha infância.

Quando éramos pequenos, dia de chuva era dia de festa. Sabe como é criança, qualquer motivo é motivo e, no nosso caso, acho que gostávamos tanto porque eram dias de situações um tanto inusitadas para nossas pequenas rotinas infantis. Por exemplo: Geralmente, só em dia de chuva minha mãe fazia bolinho...de chuva. E mais: ir para a escola às 07 h, com chuva torrencial, só se tivéssemos prova. Era indescritivelmente delicioso despertar e perceber que não tínhamos ido à escola! Aí descíamos correndo, felizes, e perguntávamos pra nossa mãe:

- Por que não fomos à escola???

- Porque eu fiquei com dó, ué!

Nossa, isso era muito bom! Ficávamos eufóricos, porque sabíamos que, naquele dia, nossa mãe ficaria mais pertinho da gente. É que só nessas ocasiões ela largava o serviço de casa e se sentava conosco pra assistir sessão da tarde com chá e bolinhos.

Mas afinal de contas, se são lembranças gostosas, por que então eu fico melancólica?

Ora, porque tudo isso já passou e não tem volta! Nunca mais sentirei da mesma forma o gosto dos bolinhos de chuva, pois quando somos crianças o gosto das coisas é diferente mesmo. Porque não posso mais assistir sessão da tarde sem sentir culpa e, principalmente, porque minha mãe não fica mais a tarde inteira me paparicando enquanto a chuva cai lá fora. Resumindo, porque às vezes é tão difícil ser adulto, que dá uma saudade insuportável de ser criança.


p.s: até a foto aí de cima combinou com a saudade que eu sinto hoje.


6 comentários:

Ana Téjo disse...

Rê,
Agora eu entendi.
Engraçado que o texto do Zé começou como uma reflexão sobre "as augruras de ser adulto". Aí foi mudando, mudando... e saiu o que saiu.
O que mais me faz falta na infância, é a segurança.
Beijos,
JU...

Renata Marques disse...

Ju,

Excesso de problemas, de ansiedade, de contas a pagar, de insegurança...tudo isso me faz sentir muita saudade de ser criança.

Bjos.

Zagaia disse...

Rê, eu escrevi um post sobre isso tb! Engraçado né, minha mão tb naõ deixa a gente ir pra escola em dias feios... EU AMAVA!!! Sinto essa mesma nostagia hj, dá uma lida lá no meu se chama "Mal acostumado", procura por outubro que fica mais fácil!

Renata Marques disse...

Julis,

Como nossas mães são fofas!! rs
Li seu post sobre isso há algum tempo, qdo comecei a "frequentar" seus blog.

Bjs.

Renata Amaral disse...

Das vezes bate umas saudades dos tempos de chuvas torrenciais e da mãe ficando pertinho da gente...

desculpe a intrusão,
vim caminhante, meio errante e parei por aqui...

bjos

Renata Marques disse...

Rê,

Às vezes essa saudade de tempos assim fazem bem! Porque nos fazem relembrar que nem sempre a vida foi só problema. Serve tb pra nos fazer desencanar um pouco, pq deixam a nossa mente tomada de amor.

Obrigada pela visita e apareça sempre!

Bjo,

Rê.