29.2.08

Tempo


Legal demais essa coisa de auto-conhecimento, né?

Quando de repente nos damos conta de que mudamos, pra melhor, vem uma sensação de dar um passo à frente no caminho da evolução.Pena que muitas vezes tenhamos que sofrer para conseguir isso. É o famoso “quem não vai pelo amor, vai pela dor”. Ô ditado certeiro, meu Deus.

Às vezes, passamos longos períodos da nossa vida num determinado tipo de comportamento que sempre nos traz algo de ruim, de sofrível, de chato ou de irritante. E, mesmo assim, não mudamos. É porque simplesmente não percebemos mesmo. Quantos anos não passamos cegos, nos torturando por algo que muito provavelmente poderíamos mudar com uma simples e bela olhada pra dentro de si?

Eu, por exemplo, levei 30 anos para aprender a dizer não. Trinta. E a custo de MUITO sofrimento, terapia, brigas, constatações, sustos e pontos-finais.

Antes, sofria mas sempre dizia sim, porque sempre queria agradar, sempre queria ver as pessoas felizes, mesmo que para isso eu mesma ficasse bem infeliz. Me sentia sufocada, mas não mudava e nem percebia o quanto me fazia mal. Admito, não foi fácil mudar. E no meu caso, eu mudei pela dor. Me afastei de “amigos”, porque só eu era amiga. Impus novas condições, porque antigas me faziam sofrer. Repensei conceitos, porque até então só afirmava X ou Y por pura mecânica.

Foi fácil? Nem um pouco. Aliás, não está sendo, porque essa mudança ainda não está terminada. Ainda quero aprender muitas coisas relacionadas ao meu eu, à minha espiritualidade. Mas, por enquanto, a única coisa que posso afirmar é que o tempo é o senhor da razão. No momento certo dá um “clic” e simplesmente fazemos o que temos que fazer, mesmo que tenhamos empurrado com a barriga por trinta, cinquenta ou oitenta anos.


Oração ao Tempo

(Caetano Veloso)


És um senhor tão bonito
Quanto a cara do meu filho
Tempo tempo tempo tempo
Vou te fazer um pedido
Tempo tempo tempo tempo...

Compositor de destinos
Tambor de todos os rítmos
Tempo tempo tempo tempo
Entro num acordo contigo
Tempo tempo tempo tempo...

Por seres tão inventivo
E pareceres contínuo
Tempo tempo tempo tempo
És um dos deuses mais lindos
Tempo tempo tempo tempo...

Que sejas ainda mais vivo
No som do meu estribilho
Tempo tempo tempo tempo
Ouve bem o que te digo
Tempo tempo tempo tempo...

Peço-te o prazer legítimo
E o movimento preciso
Tempo tempo tempo tempo
Quando o tempo for propício
Tempo tempo tempo tempo...

De modo que o meu espírito
Ganhe um brilho definido
Tempo tempo tempo tempo
E eu espalhe benefícios
Tempo tempo tempo tempo...

O que usaremos prá isso
Fica guardado em sigilo
Tempo tempo tempo tempo
Apenas contigo e comigo
Tempo tempo tempo tempo...

E quando eu tiver saído
Para fora do teu círculo
Tempo tempo tempo tempo
Não serei nem terás sido
Tempo tempo tempo tempo...

Ainda assim acredito
Ser possível reunirmo-nos
Tempo tempo tempo tempo
Num outro nível de vínculo
Tempo tempo tempo tempo...

Portanto peço-te aquilo
E te ofereço elogios
Tempo tempo tempo tempo
Nas rimas do meu estilo
Tempo tempo tempo tempo...


P.S: Foto

5 comentários:

Renatinha disse...

É xará,
A gente aprende no decorrer da vida... E tudo tem o seu tempo mesmo.
Que bom que vc está neste momento de auto conhecimento. Que continue assim.
beijos

Renata Marques disse...

Rê,

E se vc soubesse como está sendo importante pra mim essa fase...e estou colhendo ótimos frutos dela. Vou continuar na busca por mim mesma.

Bjão!

Zagaia disse...

O bom é saber que tudo passa né gata? Tem horas que é duro mas não daríamos valor ao que é bom se não tivessemos essas horas difíceis... Bjo

Renata Marques disse...

E como, Julis.
Eu precisei sofrer muito com minha doença, por exemplo, pra aprender a cuidar de mim direitinho. E quando olho pra trás, fico feliz em ver quantas fases ruins consegui superar, e então lembro que essa será só mais uma, e logo passa.
E até as fases ruins me trouxeram um aprendizado....hoje, dou muito mais valor a pequenas coisas, como um dia bonito, por exemplo, ou um gesto de carinho de um amigo querido.

Não suma, tá?

Bjos.

david santos disse...

O tempo encarregar-se-á de tudo.
Or isso, os maus bocados também vão com o tempo.
Parabéns.