26.9.08

Uma declaração de amor diferente.



Quem é meu amigo sabe que eu tenho síndrome do pânico e que sofro muito por isso. Quem é meu amigo ou parente tb sabe que tenho um marido sem igual, um grande orgulho pra mim. Ele me ama e me prova isso todos os dias, como hoje, ao enviar o seguinte e-mail para a maior parte dos nossos parentes e amigos e tb para mim, claro:

"Todos nós temos um desafio na vida, um Golias a vencer, um dragão a derrotar. E quando conseguimos alcançar nosso objetivo, sentimos dentro de nós uma imensa satisfação, a alegria da vitória, da conquista.

Essa alegria vem quando conseguimos defender nossa tese de doutorado, quando salvamos um animal de morrer de fome na rua, quando ganhamos o tão merecido aumento de salário, quando conquistamos a liberdade de poder trabalhar de bermuda e chinelo, quando podemos fazer aquela tão aguardada pescaria com os amigos, quando conseguimos depois de tanta luta comprar o carro dos nossos sonhos, quando o filho tão querido e desejado nasce com saúde, quando vemos o sorriso nos rostos dos netos sujos de chocolate, quando tomamos aquela merecida cerveja gelada após um dia difícil de trabalho.

Infelizmente, por conta de problemas de saúde, a Renata uma vez passou muito mal enquanto atravessava o viaduto Aricanduva e por isso não tinha coragem de atravessar a ponte estaiada que atravessa o rio Pinheiros, pois a altura e a extensão dessa ponte fazia que ela se sentisse mal só de pensar em chegar perto.

Depois da inauguração da ponte, sempre que passávamos pela marginal eu pensava que gostaria de atravessá-la para ver como é que é, coisa boba, só para olhar a marginal de lá de cima e ver os prédios que se amontoam pela Berrini. As vezes comentava isso com a Renata, mas sabia que para ela aquilo era um grande desafio. Eu ficava chateado por ela, principalmente quando ela dizia "combina com o Claudinho e/ou com o Otinho e daí vocês atravessam a ponte...", e sempre dizia que não, que eu só iria atravessar a ponte se fosse com ela.

Pois é, ontem à noite eu experimentei essa alegria que mencionei...

Estávamos voltando da casa do Otinho à noite pela marginal e, sem falar nada, apenas dando uma risadinha marota, a Renata pegou a entrada da ponte e começou a subir para atravessar para o outro lado. Nos primeiros 5 segundos eu não entendi bem o que estava acontecendo e pensei "por que estamos fazendo esse caminho? é tão mais longe por aqui...", mas depois me dei conta que a Renata estava enfrentando seu medo, sua doença, seu Golias, seu dragão.

Começamos a subir e eu abri a janela do carro para olhar lá para baixo. A cada metro que andávamos minha emoção ficava maior e a Renata disse que eu fiquei com cara de criança que anda na roda gigante pela primeira vez. Quando chegamos na parte mais alta, vimos que as luzes da ponte iluminavam tudo com um tom verde muito bonito e relaxante, contrastando com o piscar frenético das torres sinalizadores em cima dos edifícios da marginal e da Berrini. Posso afirmar com toda a certeza do mundo que a marginal do rio Pinheiros nunca esteve tão linda!

Para alguns pode parecer tudo uma grande bobagem. Imagina, ter medo de atravessar uma ponte, que coisa idiota, não? Mas para nós (Sr. Oton, D. Eurides, Otinho, Adri, Dani e eu), que sabemos o quanto isso foi importante para ela (e para nós também, afinal nada mais importante para mim e para eles que a saúde e o bem-estar dela), esse ato "banal" tem um significado muito especial. É como na música Lado B Lado A do Rappa, que fala:

A vitória de um homem às vezes se esconde num gesto forte que só ele pode ver.

Então, por conta dessa vitória, eu escrevi esse e-mail para dar os parabéns a Renata, que num gesto de muita coragem e autoconfiança enfrentou seu medo e venceu, levando como troféu a alegria de que tanto falamos.

Amor, você merece o lugar mais alto no pódio da vida e uma medalha de platina, que é mais rara e valiosa que o ouro. Mas o maior prêmio disso tudo é você poder dizer:

Eu posso!

Amo-te muito! Você é tudo para mim! Obrigado por esse presente.

ps: hoje de madrugada vamos de novo!!! rs"



Preciso dizer que chorei? Não, né? Amo muito esse homem que me faz tão feliz e cada dia mais vitoriosa.

14 comentários:

Grá disse...

Eu tb chorei, me emocionei, me arrepiei e me senti mto feliz com a vitória que minha amiga querida conquistou !
Rê, mais uma vez: PARABÉNS !!

Te amamos mto querida !
Gra & Cia

Renata Marques disse...

Gra,
Além da minha conquista, saber que eu tenho um marido tão carinhoso e amigos tão queridos, que torcem por mim, só me faz ficar cada dia melhor.
Eu sinto que falta pouco pra eu ficar ótima e minha luta agora é essa. Ainda faltam alguns passos largos, mas eu consigo.

Obrigada por tudo!
Saudades de vcs.
Amo vcs tb.

Bjos.

Renatinha disse...

Rê,
Que lindo seu marido, mas vc principalmente por estar tão bem e auto confiante.
Te desejo muitos momentos assim de força e garra, e especialmente de alegrias...
Parabéns!
beijos
Re

Renata Marques disse...

Rê,

Não foi lindo mesmo o meu marido? Fiquei tão emocionada nesse dia! E na noite anterior, vc precisava me ver na ponte...eu ria alto, gritava, pulava e chorava ao mesmo tempo. Eram 9 anos de medos entalados na garganta. Agora eu quero mais é enfrentar todos eles. E me sinto cada dia mais pronta pra isso.

Obrigada pelo carinho, xará.

Bjos!

Anônimo disse...

Nossa, Rê! Até eu chorei.
Poxa, parabéns por ter alguém tão especial na sua vida. Que Deus abençõe essa união sempre!

bj carinhoso

Dani (da Terê, rs)

Renata Marques disse...

Dani, ele é especial mesmo. Me apóia, me dá carinho, é minha alma gêmea definitivamente. Eu agradeço a Deus todos os dias por tê-lo me dado.

Apareça sempre.

Bjos.

Zagaia disse...

Até eu estou chorando... e até eu amo esse homem... Olha, eu não sabia que você enfrentava esse problema, eu convivi com ele muito proximo de mim, durante bastante tempo, numa época que ainda era desconhecido, em uma pessoa que amo demais e sei o que é enfrenta-lo... Parabéns nega!!

Renata Marques disse...

Julis, querido, então vc sabe o que eu enfrento, né? Então tb pode imaginar o quanto subir a ponte foi realmente uma vitória pra mim. Me emocionei muito. Aos poucos estou aprendendo a aceitar minha doença, que já existe há 9 anos, e a enfrentá-la. Não é fácil, mas eu caminho um pouco por dia e um dia eu chego na tranquilidade total. Se Deus quiser e eu batalhar.

Obrigada pelo seu carinho.

Bjos.

laís disse...

Que lindo! :-)

Rodrigo Morbey disse...

O que falar? Estou sem palavras. Vocês são dois fofos, e Rê, tenho certeza que é só apenas um dos desafios que você tem capacidade de superar. E o que não vai faltar é apoio de pessoas fodásticas.

Bjs!

Renata Marques disse...

Morbey, até hoje eu sinto um misto de medo e enorme alegria ao atravessar a ponte estaiada. Foi um marco na minha vida, pq de lá pra cá, incrivelmente, muitas coisas ficaram mais fáceis e eu venho sentindo cada vez menos medo de tudo. Não estou zerada, mas estou infinitamente melhor. Sonho em não ter mais esta doença, e sei que um dia vou conseguir!
Eu tenho muita sorte, pq tenho mesmo muitas pessoas fodásticas perto de mim, e vc, com certeza, é uma delas.
Muitíssimo obrigada pelo seu carinho!

Bjos!

Daniele Zandoná disse...

vc merece =)

PatDuarte disse...

Muito bom ter um companheiro assim. Parabéns pros dois. Tive síndrome de pânico e sei bem o que é isso.

Renata Marques disse...

Como assim, TEVE, Pat?
Me conta, pelo amor de Deus.
Se existe cura pra isso, quero saber pra ontem...rs.

Bjo!