28.7.08

Vai ficar tudo bem



O que será essa coisa que nós, brasileiros, temos de ter esperança sempre?
Será pelos tempos não muito longínquos, quando éramos um país bem mais pobrezinho e insignificante e todos tínhamos que matar 118 leões por dia ao invés de 2 ou 3 como agora?

Eu estou perguntando isso porque muitas vezes me pego - com o perdão da palavra - atolada na merda até a voltinha do lábio inferior e ainda consigo pensar que tudo ficará bem. "Vai passar". "É só uma fase", costumo afirmar para mim mesma.

Será fé? Eu me considero uma pessoa com fé, acredito nisso, mas também acredito que nem sempre a fé faz milagres. Creio que é preciso todo uma conjuntura astral, o momento certo, o merecimento, até mesmo sorte, etc, etc, etc, MAIS a fé, para que algo aconteça de acordo com nossa vontade. Fé purinha, sem outras combinações, só em casos extremos e para aqueles abençoados que têm o telefone direto da mesa de Jesus Cristo.

Será que é a necessidade de continuar em frente? Falta do que dizer? Medo de admitir o pressentimento? Receio de parecer negativo (claro!)? Será porque ouvimos desde pequenos que temos que acreditar? Ou será que é porque somos uns iludidos mesmo, ou até mesmo uns folgados, que se acham especiais? Porque MUITAS vezes NÃO dá certo, NÃO é só uma fase, NÃO melhora, NÃO muda, NÃO acontece; mas mesmo assim a gente continua repetindo tudo aquilo feito disco riscado, no automático?

Eu queria mesmo entender que esperança insana é essa que mesmo quando temos um monte de doenças, estamos desempregados, perdemos coisas e pessoas, adiamos planos que não queríamos adiar, matamos sonhos, e tudo parece estar impossível de resolver, AINDA ASSIM acreditamos piamente que vai ficar tudo bem.

6 comentários:

mary poppins disse...

essa esperança é só o sabor de viver, pois viver do que existe já não faz sentido algum!!!

Renatinha disse...

Sem a esperança, que graça teria a vida?
Sem ser feliz somos o que?
beijo
Re

PS. gostei que está de volta

Zagaia disse...

E vai ficar tudo bem... Por que sempre fica tudo bem... Vc acha que eu sou a pessoa certa pra vc tentar convencer do contrário? Otimista convicto e feliz!

Bjos

Renata Marques disse...

Julis lindo,

Fico tão feliz que vc seja assim! A verdade é que eu também sou, mas às vezes questiono tudo isso justamente porque de vez em quando dá tudo errado. Mas mesmo assim continuamos a acreditar. Só queria entender.

Bjos!

Grá disse...

Rê, agente além de acreditar, SABE que vai ficar tudo bem !

Faz tempo q não entrava aq ! Pra variar, o texto está mto bem escrito ! Vc arrasa nos textos !

bjs
Gra e Caio (q ainda não nasceu !)

Renata Marques disse...

Gra,

Eu não vejo de forma tão Polyanna. Eu acho que nem sempre as coisas ficam bem e que temos que ser um pouco mais realistas. Seguir em frente, mas não criando a expectativa de que tudo sempre dará certo, para não cair do cavalo...rs

Bjos!